Dermatite Seborreica  

 
 

A dermatite seborreica é uma doença de pele crônica, freqüente, não contagiosa, que costuma acometer áreas mais úmidas e gordurosas da pele, como o couro cabeludo, face ( principalmente as regiões próximas ao nariz e sobrancelhas ) e dobras ( axilas ) e se cicatriza por períodos de acalmia e de recaída.

Pode iniciar nos primeiros meses de vida, com escamas gordurosas e aderentes no couro cabeludo ou manchas avermelhadas com leve descamação na face, tronco e áreas de dobras ( área de fraldas, nuca, axilas). Normalmente as lesões somem após alguns meses, podendo reaparecer na puberdade.

Já nos adultos, a dermatite seborreica pode se manifestar de forma leve acometendo o couro cabeludo e causando descamação e prurido, sendo conhecida popularmente como "caspa". Pode ser mais intensa, acometendo também cílios e sobrancelhas. Podem ocorrer lesões eritematosas e descamativas em face, principalmente nos sulcos nasogenianos, glabela e região retro-auricular. Há acometimento do tórax em algumas pessoas. Normalmente, o prurido acompanha o quadro.Há quadros mais graves, com progressão das lesões formando grandes placas eritemato-escamosas.

A doença ocorre por uma predisposição familiar. O calor, umidade, uso de roupas sintéticas ( lã, flanela, lycra, seda) favorecem o desenvolvimento da dermatite seborreica. Além disso, alguns fatores predispõem o seu agravamento, como a tensão emocional, a obesidade e a ingestão de alimentos muito codimentados.

A dermatite seborreica não é contagiosa. Seu tratamento consiste no controle das lesões com o uso de medicamentos tópicos e em alguns casos mais resistentes, medicações por via oral. É importante o acompanhamento de um médico dermatologista, para que o diagnóstico seja feito e o melhor tratamento seja indicado.

 

 

 

voltar