Novos recursos terapêuticos
 |
Acne - Novos recursos terapêuticos
A acne acontece porque as glândulas sebáceas produzem muito sebo entopem os folículos e iniciam um processo de inflamação e infecção. Fatores determinantes no aparecimento da acne: 1- Tendência genética Quem tem pai ou mãe com muita acne deve ficar muito atenta.
2- Época de puberdade e adolescência Neste caso os hormônios androgênicos começam a ser produzidos e estimulam a produção da glândula sebácea.
3- Alimentos com muito açúcar e industrializados Muito açúcar eleva o nível de insulina provocando um grau de resistência a mesma e indiretamente produzindo excesso de hormônio feminino.
4- Estresse No estresse contínuo o cortisol permanece alto e favorece o aumento dos hormônios androgênicos.
5- Cremes e produtos muito oleosos e oclusivos. Minancora, hypoglos podem favorecer o envelhecimento.
6- Suplementos com anabolizantes. Eles podem aumentar o nível de hormônios masculinos.
7- Excesso de vitamina B Pode causar aparecimento de espinhas. 8- Medicamento como antidepressivos e certos antiinflamatórios podem piorar as espinhas.
A acne é tratada com antibióticos e queratolíticos. A escolha do tratamento vai depender da extensão e intensidade da infecção. Há alguns anos temos a Isotretinoína que é o primeiro medicamento que pode acabar com a acne pois 85% dos pacientes podem ser curados após 1 ciclo de Isotretinoína. Esta medicação cujo nome comercial mais conhecido é Roacutan,deve ser receitado pelo médico pois são necessários exames de sangue e também no caso das mulheres cuidados com a gravidez.
Terapia Fotodinâmica Hoje uma nova era possibilita outras opções para curar o paciente com acne. Isto é muito interessante e favorece o tratamento de pessoas que não podem tomar Isotretinoína por via oral. Neste caso usamos um produto fotosensibilizante na pele e deixamos por volta de uma hora. Este produto penetra na pele,e identifica-se com a glândula sebácea. Na interação da glândula sebácea com este medicamento, formam-se porfírinas que são como luzinhas que iluminam a glândula sebácea. Em seguida é utilizada uma luz que reconhece estas luzinhas como laser, luz intensa pulsada ou luzes vermelhas e azuis. A energia emitida pela luz agride as glândulas sebáceas provocando a destruição das mesmas. O processo dura cerca de 2 horas sendo 1 hora para permanecer com o produto e 1 hora para aplicar a luz. A pele fica dolorida e avermelhada, por 24 horas após o procedimento. Isto ocorre porque o produto fotosensibilizante deixa a pele sensível por cerca de 24 horas, período no qual o rigor com a proteção ao sol deve ser total. Após a aplicação a pele pode descamar durante 2 dias. As lesões mais inflamadas (pústulas secam e desaparecem). São necessárias entre 4- 6 sessões para um tratamento completo com intervalo de 15 a 30 dias entre uma e outra. A textura e eventual flacidez da pele assim como vasos superficiais e manchas também podem melhorar. Trata-se de um recurso inovador além de seguro e eficaz.
|
voltar