Tratamento Tópico
Não há evidências a favor ou contra o uso de esfoliante cutâneos. Alguns trabalhos mostram que limpadores com antibióticos podem ser úteis em casos moderados de acne. Desta forma, como mostra a medicina baseada em evidências, é útil a utilização de sabonetes com antibacterianos. Acnes moderadas são tratadas com substâncias tópicas combinadas com uso de peróxido de benzoíla, antibióticos, ácido azelaico, ácido salicílico entre outros.
O peróxido de benzoíla, usado no tratamento da acne há vinte anos, tem grande poder bactericida. Através de seu efeito antiinflamatório, ele diminui o número e o tamanho das lesões ativas da acne. Ele não desencadeia resistência bacteriana, mas pode causar discreta irritação e dermatite de contato.
Retinóides tópicos
Não é determinado se os retinóides tópicos causem defeitos nos fetos. Portanto, é melhor evita-los na gravidez.O peróxido de benzoíla inativa a tretinoína e, assim, esses dois agentes não podem ser usados simultaneamente. Todos os retinoídes tópicos causam sensibilidade local e devem ser usados à noite e iniciados com concentração mais baixa. O ácido azeláico mostrou-se efetivo em acne leve a moderadamente inflamatória ou não inflamatória. No entanto, o ínicio da sua ação é lento e pacientes morenos devem ficar atentos a despigmentação.Os retinóides tópicos, como tretinoína e isotretinoína, agem no defeito da queratinização, diminuindo o sebo e o tamanho da glândula sebácea. Além disso, expulsam os comedões maduros, suprimem o desenvolvimento de novos microcomedões inibem a reação inflamatória e melhoram a penetração de outros agentes ativos. A isotretinoína tem efeitos similares em efetividade àqueles da tretinoína, clareando lesões acnéicas e causando menor irritação. Os retinóides agem em receptores específicos com vários mecanismos de ação, tais como normalização da proliferação e diferenciação da epiderme; diminuição da liberação de prostaglandinas, leucotrienos e citoqueratinas, inibição da quimiotaxia dos neutrófios, etc.Os antibióticos tópicos diminuem o crescimento da população de Propionibacterium acnes na superfície cutânea, principalmente na região do folículo pilossebáceo. Eles também reduzem a quantidade de ácidos graxos livres e diminuem a quimiotaxia dos leucócitos, provocando efeitos antiinflamatórios.
O uso de antibióticos tópicos e sistêmicos aumenta a resistência bacteriana. Para evitar esse risco, eles não devem ser usados de forma concomitante e a posologia deve ser seguida de maneira rígida. A associação de antibióticos tópicos com outros ativos, como retinóides, evita o risco de resistência.
Terapia combinada
A terapia combinada tem como embasamento atacar mais do que um fator implicado na etiopatogênese da acne.O uso de tretinoína 0,025% com clindamicina 1%, tretinoína 0,05% com eritromicina 2% e isotretinoína 0,05% com eritromicina 2% foi comparado isoladamente com os veículos. A redução das lesões foi mais eficiente nos grupos tratados com a combinação. A combinação produziu resultados positivos com evidências estatisticamente comprovadas quando comparada a veículos ou substâncias isoladas.O tratamento com associação de princípios ativos é comum na acne e propicia vários benefícios, como melhor posologia e aderência do paciente, facilidade de uso da medicação a longo prazo e potencialização da ação terapêutica. Estas vantagens devem ser levadas em conta principalmente no tratamento dos adolescentes.A combinação de substâncias ativas numa mesma medicação depende de alta tecnologia para manter a estabilização e a capacidade de ação. Entretanto, essas associações satisfazem os anseios de eficácia e praticidade, que são exigências do mundo moderno.
|